Hoje demos mais um passo rumo a uma freguesia mais ecológica e sustentável! Com a chegada de compostores aos nossos 13 Jardins Comestíveis, garantimos que cada espaço tenha agora a capacidade de produzir o seu próprio composto, fechando o ciclo da natureza e promovendo uma agricultura comunitária mais sustentável. 







Os Jardins Comestíveis, espalhados por toda a freguesia, são muito mais do que simples espaços verdes—são locais de aprendizagem, partilha e cooperação entre gerações e culturas. Agora, com os compostores, cada jardim poderá transformar resíduos orgânicos em adubo natural, enriquecendo o solo e reforçando o nosso compromisso com a valorização dos resíduos orgânicos e um ciclo agrícola sustentável. 



Um destes compostores já está em uso no Jardim Comestível do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, onde crianças, idosos e utentes com necessidades especiais participaram na plantação de hortícolas e ervas aromáticas.
Cada jardim conta com um tutor responsável, um verdadeiro guardião da sustentabilidade, que assegura a manutenção do espaço, orienta os novos participantes e promove boas práticas de cultivo e compostagem. Sem os tutores, esta rede verde não seria possível! São eles que garantem que estes espaços continuam vivos e produtivos, beneficiando centenas de fregueses. 



Esta iniciativa, apoiada pelo Fundo Ambiental, contou com a presença do vereador da Energia e Sustentabilidade, Nuno Dias, do presidente da Junta, Jorge Silva, do presidente da Assembleia de Freguesia e Tesoureiro do CECSSAC, Álvaro Cunha, e do Administrador da Valorsul, Armando Militão—parceiros essenciais para que este projeto continue a crescer!
